Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos


Normas Gerais


  1. Caso ainda não esteja cadastrado no congresso, CLIQUE AQUI e realize o seu cadastro. Preencha com um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho será realizada através deste e-mail.

  2. Após a realização do cadastro, entre na Área do Congressista com seu e-mail e senha e clique em  Meus trabalhos (no menu localizado à direita da tela).

  3. Na página que se abrirá, preencha o formulário de submissão. Leia atentamente as normas para submissão de trabalhos científicos logo abaixo.

  4. Cada trabalho deverá estar relacionado a um dos tipos abaixo:

    4.1 - Relato de Pesquisa (Científico)
    4.2 - Relato de Casos Clínicos
    4.3 - Revisão da Literatura

  5. Os temas apresentados deverão ser de relevante interesse em todas as áreas da Odontologia.

  6. O trabalho poderá ser submetido na modalidade de Apresentação oral, pôster digital e Fórum Científico (Graduação e Pós-Graduação); entretanto, a comissão científica poderá, segundo critérios de avaliação, redirecionar a forma de apresentação.

  7.  Logo após a submissão do trabalho, uma mensagem automática será enviada para o endereço eletrônico da pessoa que realizou a submissão, confirmando a efetivação do procedimento.

  8.  O responsável pela submissão dos trabalhos poderá submeter no máximo 03 (TRÊS) trabalhos, no entanto, participar como coautor em outros trabalhos sem número limite.

  9. Caso haja impossibilidade de apresentação pelo autor, o co-autor poderá apresentar o trabalho desde que esteja inscrito no evento.

Cronograma

  • Data limite para submissão: 31 de maio de 2016
  • Divulgação dos trabalhos aprovados: 20 de junho de 2016
  • Data limite para pagamento da inscrição: 27 de junho de 2016 (para todos os congressistas que tiverem trabalhos aprovados)

Normas para Submissão de trabalhos científicos


Serão aceitos trabalhos científicos qualificados como: revisão da literatura, pesquisas científicas e relatos de casos clínicos pertinentes à área da Odontologia.

Todo o conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade dos autores.

Todos os trabalhos que envolvam experimentos realizados com seres humanos ou que envolvam tecidos e/ou animais de laboratório deverão ter sido julgados e aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Todos os casos clínicos deverão ter sido aprovados pelo CEP.

  1. Título:
    No máximo 140 caracteres com espaços.

  2. Resumo:
    O resumo deve ser digitado em português. O inscrito não precisa preocupar-se com formatação de texto - tudo é feito de forma automática pelo sistema. É preciso estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez, preparado e revisado de acordo com as normas estabelecidas para este Congresso.

    Deverá conter: Introdução, Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados e Conclusão. Os itens Objetivos, Métodos e Resultados deverão estar explicitados no Resumo. O Resumo deverá ter, no máximo, 300 palavras em um único parágrafo;
    Na última linha do resumo deverá constar o número e data da aprovação do CEP.

  3. Autores:
    Cada trabalho poderá ter até 5 (cinco) autores, sendo um autor principal e quatro co-autores. O último sobrenome de cada autor deve ser escrito em CAIXA ALTA. Ex: Paulo da Silva FREIRE.

    O nome do apresentador deverá ser seguido de e-mail. Logo abaixo do nome dos autores deverá vir a titulação máxima, nome da instituição, cidade e estado.

  4. Descritores:
    Informar 3 descritores (DECs Bireme).
    Descritores: correspondem às palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo. Para a escolha dos descritores, deve-se consultar a lista de “Descritores em Ciências da Saúde - DeCS”, elaborada pela BIREME, (disponível em http://decs.bvs.br/) ou a lista de “MeSh Medical Subject Headings” (disponível em http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html).

  5. Certificado:
    A apresentação de cada trabalho garantirá o recebimento de um certificado com os nomes do autor e co-autor(es). Os dados serão aqueles fornecidos pelo autor/apresentador no ato da inscrição do trabalho. Não serão permitidas modificações e /ou acréscimos posteriores.

  6. Seleção:
    A seleção dos trabalhos será realizada pela Comissão Científica do XIV Congresso Odontológico do Espírito Santo através de critérios estabelecidos, considerando aspectos como qualidade, relevância e delineamento do estudo.

  7. Desclassificação:
    O trabalho inscrito fora das normas gerais será automaticamente desclassificado pela Comissão Científica do evento.

  8. Comunicação:
    A aceitação de cada trabalho será comunicada através do site do evento, na Área do Congressista que estará disponível somente a partir do dia 20 de junho de 2016.

  9. Direito Autoral:
    Considera-se, a partir do ato da inscrição do trabalho, aceita a condição de publicação do resumo do trabalho em impressos, digital e/ou via Internet, não cabendo garantia de qualquer direito autoral ou de uso de imagem aos apresentadores e co-autores.

  10. Pagamento da inscrição no Congresso:
    Os congressistas que tiveram seus trabalhos aprovados pela Comissão Científica deverão realizar o pagamento da inscrição no Congresso, caso contrário seus trabalhos não entrarão na agenda do evento e não poderão ser apresentados. O pagamento deverá ser feito até o dia 27 de junho de 2016.

  11. A Comissão Científica não emitirá parecer e nem justificativas sobre a não seleção de trabalhos inscritos, já que tal fato não caracteriza demérito para o trabalho.


Normas para a construção do Fórum Científico - Pesquisa

Os trabalhos serão apresentados na forma oral, um para pesquisas realizadas por acadêmicos e outro para pós-graduados contando com um coordenador que conduzirá a discussão sobre o tema.

  1. A apresentação será realizada através de projeção multimídia.

  2. Para apresentação, a Comissão Científica disponibilizará um notebook (Sistema Operacional Windows 7) equipado com o software PowerPoint (Microsoft).

  3. No caso de terem sido realizados experimentos em humanos ou animais de laboratório, o apresentador, quando solicitado, deverá apresentar à Comissão Avaliadora a cópia da aprovação da realização do trabalho por Comitê de Ética em Pesquisa.

  4. Caso haja impossibilidade de apresentação pelo autor, o co-autor poderá apresentar o trabalho desde que esteja inscrito no evento.

  5. O tempo para a apresentação será de, no máximo, 15 minutos. A Comissão avaliadora terá 5 minutos para arguição do trabalho e o autor mais 5 minutos para réplica.

  6. A banca examinadora será composta por três avaliadores.

  7. IMPORTANTE: Os resumos não selecionados para Fórum Cientifico poderão ser apresentados, se classificados, na forma de apresentação oral ou pôster digital.

Normas para confecção do Pôster Digital


Os trabalhos em formato de pôster serão expostos no XIV Congresso Odontológico do Espírito Santo de maneira eletrônica. Os computadores estarão localizados na área de exposição de 21 a 23 de julho.

Não haverá a exposição de pôsteres impressos. Não terá apresentação oral do autor no local.

O pôster deverá contemplar uma síntese da pesquisa ou do caso clínico, contendo os seguintes itens: título, autores, instituição, introdução, objetivos, método e conclusões.

O arquivo do pôster digital deve ser criado em PowerPoint e deve ter 19,58 cm altura x 26,99 cm largura. O trabalho deve ter somente um slide que precisa ser em formato paisagem, e o arquivo deverá conter no máximo 2MB.


Como formatar arquivo no PowerPoint:


  1. Configuração da página: design - configurar página - slide dimensionado para apresentação - tela personalizada com 19,58 cm altura x 26,99 cm largura - orientação paisagem.

  2. Para salvar: salvar como - outros formatos - "formato PNG".
Segue uma sugestão de distribuição do texto, necessariamente em slide único:



O autor responsável pela submissão do trabalho deve enviar o arquivo de seu pôster digital até a data de 15 de julho de 2016. Para enviar a apresentação acesse sua área restrita com o login e a senha com que se cadastrou nos campos exibidos no topo do site. Em seguida, acesse o menu Meus trabalhos e clique no link: "Enviar arquivo do pôster digital", relacionado ao trabalho aprovado.